Lógica de Programação nas aulas de Robótica

Os alunos (6º ao 9º ano – Ensino Fundamental II) da turma de Robótica estão trabalhando com programação no software “Amice” (programa orientado a objeto) em conjunto com a interface de programação “Tatuíno” (um dos modelos da famosa placa eletrônica “Arduíno”).

A placa é muito utilizada nos cursos de eletrônica e mecatrônica de escolas técnicas e faculdades de tecnologia e engenharia.

O dispositivo “Tatuíno” permite aos alunos programarem os lads, motores e sensores. Com isso, é possível criar as tarefas para que o robô possa cumprir e executar.

Nas aulas, os alunos desenvolvem a questão do raciocínio e lógica de programação. E que um simples descuido na sequência pode acarretar um erro de programação. Eles percebem os erros no momento da compilação (verificação de síntaxe das linhas de programação).

Além de programar é preciso configurar a porta serial, o jump de reconhecimento (USB ou EXIT) e o tipo de placa que está sendo utilizado. Sem isso, não há comunicação entre computador e o “Tatuíno”.

A cada aula, novos desafios e complexidade na programação.

Prof. Eduardo Luiz Georges – Coordenador de Informática Educacional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: