Robótica no Período Ampliado

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II que optaram pela modalidade Robótica, no Período Ampliado, estão adorando as primeiras montagens. Inclusive na última aula, desenvolvemos com eles uma dinâmica para identificação dos nomes das peças. Iniciamos a aula, solicitando que todos escolhessem dez peças diferenciadas e colocassem num saco escuro. Com isso, fomos retirando as peças que eles foram nomeando verbalmente. Eram muitas: engrenagens, réguas, eixos, polias, cantoneiras paralelas, rosca sem fim, pinos e muito mais. Foi muito divertido! O aluno que acertasse os nomes do maior número de peças iria ter a oportunidade de utilizar o motor de 9 volts e a bateria para ligá-los com a sua montagem. Foi um sucesso! O aluno vencedor compartilhou o seu motor com o carro já montado de outro amigo, e juntos testaram as possibilidades de fazer o carrinho andar. E não é que deu certo, por ser a segunda aula e sem ter noções do que deveriam fazer com o motor (ainda não tivemos aula de motor). Chegaram na conclusão, sem saber, que a associação de engrenagens permite realizar esse desafio.
Ficamos felizes em ver tanto empenho e dedicação nas montagens. E o mais importante, saber compartilhar as peças e ajudar aquele que ainda não está familiarizado.

Prof. Eduardo Luiz Georges – Coordenador de Informática Aplicada à Educação e Professor de Robótica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: